Maricá/RJ,

A CRISE DAS GRANDES LIVRARIAS: A RESISTÊNCIA DO MERCADO LIVREIRO EM FACE DA DINAMICIDADE DAS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS


Isabella Moreira de Britto* 

Maria Clara Antunes Moraes* 

1. PANORAMA DO MERCADO EDITORIAL BRASILEIRO 

A cadeia produtiva, conforme apresentado por Carlos Antonio Soares de Andrade, define-se enquanto uma representação da sequência de transformações sofridas pelos recursos econômicos em seu processamento em bens e serviços [1]. A importância do conhecimento sobre a cadeia produtiva se traduz na identificação dos participantes na geração do produto, além de tal compreensão ser um instrumento para a formulação de políticas públicas ou de estratégias empresariais. ocorrem contemporaneamente a essa lógica estabelecida que já não é capaz de sustentar o setor das livrarias. 

O funcionamento dessa cadeia no Brasil pode ser resumido desta forma, com base na tese de Renato Coutinho [2]: os custos de um livro são compostos por vários elementos, que ficam sob responsabilidade primeira das editoras, tais quais o adiantamento e outros acordos de acordos autorais (que transitam entre 5% e 10% do valor de venda), a tradução (se necessária), a revisão de prova, as revisões finais (que podem chegar até três), a diagramação, a elaboração da capa, a impressão, as unidades destinadas à propaganda, a margem de desconto nas vendas para livrarias, os impostos, a provisão para inadimplência e os custos gráficos. Então, posteriormente a esses cálculos, é feito o acordo entre as editoras e as livrarias. 

Depois de concluída a etapa de produção do livro pelas editoras, a parte da venda é realizada pelas livrarias. Contudo, o acordo de venda entre as editoras e as livrarias ocorre de forma peculiar no Brasil: as livrarias só efetivam o pagamento dos livros após a venda destes. A compra do livro pelas livrarias pode ser realizado sob duas formas, consignação e venda com direito de devolução. 

LEIA TEXTO COMPLETO EM: https://www.gedai.com.br/


Nenhum comentário:

Comentários recentes

Contato

(21) 99809-0121
(21) 98666-0370

canteiroseditora@yahoo.com.br

  © Template 'Canteiros Editora' by Patrícia Custódio

Back to TOP