Maricá/RJ,

LENDO LUCIA LUIZ PINTO


Elson Rezende de Mello, jornalista. 

Lucia Luiz Pinto lançou, já no final de 2018, a sua obra “Por que não me avisaram? e outras histórias” um livro de narrativas de sua lavra, uma novela e algumas histórias/contos curtos. Na novela “Por que não me avisaram?” temos as peripécias vivenciais de Luíza, que deixou cadernos em que conta sua vida e suas observações, nos quais também estariam os contos curtos do final, na parte intitulada Cadernos de Luiza 2 Perambulando pelo Rio de Janeiro. Há também cadernos com poesias de Luiza. O livro tem concepção unitária em torno da personagem Luíza, que conta sua vida em cadernos, “um calhamaço, folhas soltas sem numeração, nenhuma cronologia, a cara de Luiza”, que seu filho mais velho entregou às suas amigas no velório da mãe. Ali está tudo misturado, suas peripécias pessoais, suas poesias e histórias. Pode ser só cômoda a leitura que faço, com novela, poesias e contos curtos. 

Lucia é amiga aqui no Face, de comunhão de ideias e posições políticas muitas vezes coincidentes. Vejo em sua personagem Luíza muitos laivos autobiográficos de Lucia, até onde posso fazer essa observação pelo contato somente faceiro. 

É interessante constatar a fluidez na contação de histórias da autora, os personagens como que vivem na nossa frente, vivem e sofrem, é bom observar. Na parte das histórias ou contos curtos Lucia Luiz Pinto sempre nos surpreende com os desfechos. Como o título do caderno já avisa, são histórias que transcorrem no Rio, cidade e interior. O que me impactou em muitas histórias foram finais trágicos, até carregados em certa crueldade. Nessas histórias, pelos ambientes e cotidiano dos personagens, lembrei do escritor Marques Rebelo, também carioca como Lucia, que em alguns contos seus tem ambientes e personagens parecidos, e se me lembro bem, até maneira de contar. 

Lucia me disse que eu ia gostar. E gostei, e li em seguida que o livro me chegou pelos correios. Recomendo a leitura. 

Lucia, um abração. 

Elson Rezende


Um comentário:

Maria Regina Moura da Silva disse...

A Canteiros Editora agradece a permissão para reproduzir o excelente comentário do Jornalista Elson Rezende. O livro lançado em fins de 2018 tem alcançado grande repercussão e a brilhante leitura do Jornalista Elson faz jus à obra e sua autora. Parabéns a ambos.

Comentários recentes

Contato

(21) 99809-0121
(21) 98666-0370

canteiroseditora@yahoo.com.br

  © Template 'Canteiros Editora' by Patrícia Custódio

Back to TOP